terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Melhores de 2008 - Filmes




Para a incrível possibilidade de alguém querer ler minhas opiniões, eis as melhores coisas que a cultura pop geral criou e que eu pude vivenciar no ano de 2008. Há leves spoilers. Depois farei um post sobre os melhores Games-Quadrinhos de 2008, então se você está mais para algo menos nerd, leia esse mesmo.


Batman - O Cavaleiro das Trevas



Esse foi um dos poucos filmes nos últimos anos que me manteve preso à cadeira. Arrepiado. Assustado. Me fez acreditar em cada mentira que contava. Até as coisas óbvias, como quando o Comissário Gordon é dado como morto, eu acreditei. Heath Ledger simplesmente enterrou o personagem do Coringa, no sentido de que nunca mais alguém lembrará desse personagem de qualquer outra maneira não importa quem mais o interprete. Um roteiro fenomenal, uma técnica exemplar. O melhor filme do ano sem dúvidas, e o melhor filme baseado em quadrinhos da história.




Wall-E



A Pixar é o melhor estúdio cinematográfico trabalhando hoje. Contam histórias humanas, sobre valores e sobre romance, aventura, paixão, medo, solidão e amizade se maneira a não existir nenhum paralelo hoje. A primeira crítica que eu li sobre Wall-E comparava-o aos filmes de Charles Chaplin, por causa de suas poucas palavras e de sua história com uma pesada ênfase no coração. Tanto do personagem principal como do espectador. Além disso é uma poderosa ficção científica que mostra que apesar da raça humana ser exatamente o que o filme mostra, a esperança não morre nunca.



Homem-de-Ferro



Esse filme simplesmente não tem defeitos. O que aconteceria se Bruce Wayne não fosse um psicopata, mas soubesse se divertir? Robert Downey Jr. entregou esse ano duas atuações lendárias, e essa é a minha favorita. Desdeque foi anunciado como Tony Stark, eu achei a escolha perfeita. Canastrão, prepotente, genial, o personagem principal é um reflexo do filme inteiro. Não é um filme tímido. É um filme que chega no centro, sobe no palco e diz confiantemente "Eu sou o Homem-de-Ferro."



Cloverfield



Saído da mente do criador de Lost, J.J. Abrahms, esse não é um filme. É uma experiência. A invasão de NY por um gigantesco monstro do ponto de vista de pessoas normais. Não ficamos sabendo como o monstro foi pra lá, a origem dele. Não sabemos de nada. Estamos perdidos e amedrontados, como os pobres personagens do filme.



Speed Racer



Muita gente odiou, mas eu achei o máximo. Se você sabe um pouquinho sobre aníme, sobre videogames, sobre a série original, vai entender o tipo de arte que esse filme é. Não é um filme para todo mundo. Não é um filme para a família toda. A tradução do desenho antigo para as telas, levando as frenéticas corridas com efeitos especiais transcedentais é uma alucinação de LSD. Homenageia desde games de corrida a anímes em geral. E além disso, é uma carta de amor dos irmãos Watchowski à mitologia Speed Racer e porque não, anímes. O que eles não tinham dito ainda em Matrix, disseram aqui. Se você não gostou, o filme não é pra você mesmo.



Queime Depois de Ler



Ainda não vi Onde Os Fracos Não Tem Vez, filme que oscarizou novamente os irmãos Cohen, mas vi essa pérola inteligente e descontraída, uma tragédia de comédia, de erros e coincidências hilárias unindo alguns dos momentos mais engraçados de alguns atores, destacando Tilda Swinton, J.K. Simmons, John Malkovich, George Clooney e o impagável Brad Pitt.



Tropic Thunder



Tropic Thunder não é só uma comédia idiota, com piadas idiotas. É um olhar sarcástico ao máximo sobre a indústria do cinema. Atores egocêntricos, produtores vilanescos, tudo sem o menor pudor, dizendo na cara dura o que cada uma dessas castas de pessoas são na verdade. Demonstra exatamente o porque dessa arte ser algo escroto e rentável hoje em dia, com muito mais esforços comerciais do que artísticos. E além disso consegue fazer piadas engraçadissimas para o lado do seu cérebro que ficou desligado. E ainda tem o Robert Downey Jr. interpretando um ator branco interpretando com dose máxima de racismo um personagem negro.



Rebobine Por Favor



Também para falar sobre cinema, um filme simples, com piadas sinceras e com ampla criatividade, está outra carta de amor, desta vez à era VHS que todos nós vivemos e que está finalmente dando seus últimos suspiros. Não só isso, também mostra o impacto que os filmes tem sobre nossa vida, sobre como filmes podem inspirar, unir, falar e instruir além de divertir. É um parágrafo no estatudo de lei que declara "cinema" como "arte". E também, assim como o filme demonstra, cinema é algo coletivo, para você ver junto com outras pessoas. Eu teria gostado do filme mesmo que ele fosse Alien vs. Predador 3 estrelando Hanna Montana, dada a companhia.



Eu vi outros, que não lembro. Talvez por isso não estejam aqui. E não vi muitos que talvez estariam aqui.



Coloco ainda uma lista de filmes que me fazem pirar só pelos trailers e críticas, (ou por serem de diretores que eu gosto demais) ainda não chegaram aqui, mas foram lançados lá fora esse ano:










E tem sempre os filmes que vão ser lançados ano que vem que estão fazendo barulho já. Estes, naturalmente, são filmes menos "arte", que se baseiam em altas expectativas de longa data.







Esse foi um ano muito bom no cinema. Só pelo Wall-E e o Batman eu já diria que o ano se salva. Mesmo com High-School Musical 3, Super-Hero Movie, Hanna Montana, entre outras coisas.

Um comentário:

Grilo disse...

"o que aconteceria se Bruce Wayne não fosse um psicopata, mas soubesse se divertir?" Verdade, não tinha visto por esse lado!

Bela lista =). Vi Batman recentemente, e concordo que nunca mais vai ter coringa como este. O grande problema é que o ator foi longe demais: ele "deu" a alma inteira ao personagem (tinha problemas emocionais recém-tratados, um risco enorme pra encarar um psicopata da envergadura do joker).

Vi speedy racer e adorei, e os restantes infelizmente não vi. Quero ver Wall-E!

Pensei que vc ia falar de Babel nessa lista. Não é tão bom assim?

CAPTCHA da vez aqui nos comentários: Stick (?!)