terça-feira, 16 de dezembro de 2008

House People.


Você conhece algum House?

Ou melhor, você já assistiu House?

Então assista.

O Hugh Laurie é um daqueles atores por quem você nunca deu nada, sempre fez ponta ou cobriu um papelzinho genérico. Ele era o Pai humano do Stuart Little. E como muitos atores, são catapultados para o esplendor quando finalmente tem a oportunidade de mostrar seu talento.

E parece que caiu do céu o encontro entre o ator e o personagem. Tanto que depois de assistir a série, é engraçadíssimo ver Hugh Laurie falando como Hugh Laurie e perceber que ele é possívelmente a terceira pessoa mais britânica do mundo*.

House é um médico egomaníaco, pessimista, desconfiado, maquiavélico e insuportável. Mas é brilhante, inteligente, normalmente está com a razão quando o resto do mundo está errado e é bem humorado.

Todo episódio tem um caso médico sem resposta, e House e sua trupe de assistentes partem para descobrir o porque. Mas isso não é nada do chamariz da série. O que vale é ver Hugh Laurie e sua atuação impecável de um personagem impecavelmente escrito.

A questão é que tem copycats imitando o House. Pessoas que são intransigentes, pessimistas, egomaníacas. Existem pessoas de todos os tipos, tamanhos, cores, estilos, padrões, e "Copycat de House" passou a ser um.

Só que ninguém é inteligente que nem o House. Ninguém é sagaz que nem o House. Há uma máxima em RPG que diz que "Pessoas burras não podem interpretar pessoas inteligentes", mas nem o Hugh Laurie é que nem o House. Não que a inteligência seja desculpa para você ser execrável e ser um viciado em auto-depressão.

Então se você for ser que nem o House, pelo menos almeje ser inteligente que nem ele. Não é recomendável do mesmo jeito. E pare de encher o meu saco.

(Bom, antes imitar o House do que o Hannibal Lecter ou o Coringa né.)

* Atrás, é claro, de Michael Caine e A Rainha.

Nenhum comentário: