terça-feira, 4 de dezembro de 2012

EINTOPF



“Me conta Dani, O que você faz da vida?”
Henrique (Mario Möhrle), “ENSOPADO” (Dir. Silas Chosen, Flávio Sardinha, 2013)

Até o meio de 2010 eu era publicitário. Ilustrador. E moderadamente infeliz com isso. Estava numa ligeira crise, estava preso num lugar meio insosso em termos de realização pessoal.


Quem viu O Segredo dos Seus Olhos sabe que um homem pode mudar de rosto, de mulher, mas nunca de paixão. E a minha paixão sempre tinha sido Cinema. Contar histórias. Eu só não sabia como fazer isso funcionar direito. 


Daí falei “Deus, meu sonho é esse. Como proceder?”. 


E dois meses depois eu desenhava storyboards para o Não Me Deixe Te Deixar, da 4U Films. Além de interpretar o Diabo. 


Dois anos depois, fui atrás de cursos, as vezes sem incentivo, as vezes empurrado por gente especial à minha volta. Participei de mais outros três curta-metragens, estou participando na produção de um Longa. Escrevi por volta de 4 a 5 roteiros de curta-metragem, um deles já filmado.


E neste último final de semana fechei a sala da minha casa para essa equipe aí em cima filmar outro curta-metragem, dessa vez na posição de Diretor, além de Roteirista. 


E Deus fez dar certo. E essa equipe fez dar certo.


Foram mais ou menos 3 meses discutindo arduamente com o resto da equipe foco narrativo, tipos de humor, saídas para o final da história, referências visuais e narrativas. Mais umas noites mal dormidas para juntar tudo em um roteiro que foi ficando coerente ao longo do tempo. Mais um tempo para criar os storyboards. Mais umas semanas de reunião para definir detalhes na locação. Mais dois dias longos, cansativos, de muita concentração e de móveis da sala em lugares altamente questionáveis. E muita luz na cara, boom no plano, mão na sopa, ensaio com atores (aliás, Pedro Clemente, Debora Settani, Mario Möhrle, Vicky Araujo, formaram um elenco espetacular, que não só atuavam muito bem mas só faziam sugestões que muito adicionavam ao filme. E o Victor Sá, que fez uma participação pequena, mas extremamente memorável).


À equipe, Flávio, Yan, Boi, André, Beatriz, Giovanna, Jessica, Marcelo, Fernando, Gustavo, Bruno, B. Carneiro, os meus profundos e sinceros agradecimentos. Vocês me deram um sonho, a oportunidade de abraçar uma paixão. Nem se eu quisesse eu teria como esquecer este que, se Deus permitir que não seja o único, é o primeiro filme que eu realizei na vida. Sem vocês não haveria argumento, não haveria roteiro, não haveria direção, não haveria planos, equipamentos, atores, filme.


Isto foi um triunfo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Emocionante. Da pequena porcentagem da qual pude participar, foi tudo isso e mais um pouco. Pra mim foi um prazer e uma honra.
Beijão!
Vicki