quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Games com label de Aviso de Violência!


Congressistas americanos puristas, pacifistas, provavelmente cristãos, republicanos e corretíssimos, cuja família não tem nenhum pecador, querem botar uma tarja protetora em games considerados violentos, como segue:

“ATENÇÃO: Exposição excessiva à videogames violentos e outras mídias violentas pode causar comportamento violento”.

Assim como "Atenção, fumar pode causar câncer / impotência / morte / coisas piores."
"Atenção, usar armas de fogo VÃO causar a morte de alguém.", entre outros avisos encontrados em coisas que podem causar sérios danos à saúde, como carros, cédulas eleitorais e programação de TV aberta.

Levante a mão quem achou babaca. Acho que nunca postei nada relacionado aqui no blog, mas você já deve imaginar o que eu vou dizer.

Precisam botar essas "tags de segurança" em quase todo filme, muitos livros, programas de TV e em inúmeras famílias americanas.

Não é o videogame que deixa a criança violenta. É o contexto social e a criação dela. Você trata os seus filhos como? Eles sabem que atirar em policiais é errado? Ou você deixa a cultura ensiná-la? Videogames não ensinam coisas erradas porque videogames, em algumas áreas, não foram feitos para ensinar. Em outras áreas, games são obras de arte, e um dia acredito que poderemos livremente nos referir a games como tais. Qualquer um que jogue Metal Gear Solid, Shadow of the Colossus, ou até um Final Fantasy, reconhecendo todas as áreas amalgamadas para o alcance do resultado final, pode perceber isso facilmente.

Eu jogo GTA, Mortal Kombat, Street Fighter, Carmageddon, Resident Evil, Silent Hill e praticamente tudo o que tem de game por aí. Não tenho um comportamento violento. Não conheço ninguém que tenha, e praticamente todo mundo que eu conheço joga videogame. "É o mal do nosso século", apesar de eu achar que o mal do nosso século é o Big Brother. Comportamento violento você adquire com exemplos paternais, ou falta de.

Que o mundo pare de ter medo de sua própria falta de responsabilidade.

Notícia original pesquei no Jovem Nerd.

Nenhum comentário: