terça-feira, 11 de novembro de 2008

São Paulo by night


Infelizmente foi tarde demais que eu descobri como eu gosto de teatro.

E foi graças à minha querida amiga Tatiane Prado que eu comecei a visitar as apresentações da Oficina dos Menestréis. Grupo criado por Deto Montenegro (irmao de Oswaldo Montenegro) e Candé Brandão, que ensina e exercita teatro e música para uma montanha de pessoas todos os anos. E nada melhor para concluir um curso de teatro do que organizar uma peça.

Essa compania de teatro nunca deixou de me impressionar. A Tatiane sempre fez uma propaganda absurda, de maneira que a primeira vez que eu entrei lá eu esperava o Coliseu, e encontrei um espaço tímido, com uma decoração esquisita e com atores amadores. Naquela ocasião sentei me perguntando "Onde eu vim me meter". Ao final do espetáculo eu estava travado. Não sabia que as pessoas transmitiam mensagens, arte, música, protesto e dança daquela forma. Foi quando descobri que amava teatro.

Eu já fui assistir "A Mansão de Miss Jane", que é muito legal pra caramba, "A Sétima Arte", que é muito legal, "Lendas e Tribos", que é legal, e agora assisti a jóia da coroa de Saruman, "Noturno".

Uma peça que fala basicamente da noite em São Paulo. De todas as belezas, todos os medos, todos os sentimentos que o dia traz e a noite leva, ou vice-versa.

Fala disso através de uma belíssima poesia visual, de músicas originais e clássicas, hora colocada em playback, hora tocada pela banda fenomenal, presente lá.

Genial uso de palco, de interação com público, e de uso de luz e sombras. É um teatro simples, com produção simples, espaço simples, tudo simples. Por causa disso, a criatividade precisa ser ainda maior. Vemos isso em filmes, e eu acho fantástico averiguar isso numa arte em carne e osso. Traz uma mensagem bonita, de entendimento do que a noite traz, e do que leva embora, e de como todas as nossas vidas são prisioneiras da rotina, do comodistmo, e do que a noite naturalmente faz para nos libertar.

Farei um parêntese aqui para falar de um dos atores. Paulinho Dias tem um problema na sua perna direita, o que impede seus movimentos sem a ajuda de duas enormes muletas. E eu já vi umas 3 peças nas quais o Paulinho participou, nunca deixando de roubar a cena completamente. Cantando bem pra caramba num estilo Rock'n Roll tremendamente bem vindo, ele não só é engraçado, mas ele tem uma atuação física impressionante. O cara é um ninja, simplesmente assim. Ele some de um lado do teatro e aparece no outro num piscar de olhos. Pessoas com muletas não se movem assim. Atletas olímpicos se movimentam assim, mas não em silêncio.

Noturno, no teatro Dias Gomes, (Rua Domingos de Morais, nº 348), nos dias 18, 24 e 25 de novembro ás 21 horas. Vão assistir. Aprendam o que é um trabalho de paixão com alta qualidade, divirtam-se, inspirem-se.

Eu tenho medo de ver...

As criaturas da noite...

Um comentário:

Crow disse...

Esse teatro salvou a minha vida!
Simples assim.

Esse ano apresentei Vale Encantado, Sétima Arte e estamos concluíndo agora a Mansão de Miss Jane. A última apresentação é no dia 20/12.

Vale muito a pena, as sensações são inexplicáveis.
É linda a maneira com a qual eles conseguem transcender o amor à arte.