sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Spielberg quer refilmar Oldboy. Com Will Smith. Hã?

Você já viu Oldboy?



Dirigido por Chan-wook Park, faz parte da famada "Trilogia da Vingança", três filmes desse diretor coreano que falam basicamente de vingança. Pura, brutal, inimaginável.

É o único dos três que eu vi, e o mais famoso deles, já que ganhou prêmios pelo mundo afora e tem uma ou outra cena que o tornaram célebre. A atuação notável de Min-sik Choi carrega o filme com uma energia desnatural, interpretando um homem simples com uma vida simples que simplesmente acaba aprisionado por 12 anos num apartamento sem explicação nenhuma. Quando sai, parte para conseguir vingança e descobrir quem fez isso com ele, não necessariamente nessa ordem.

O que desenrola é uma das mais doentias histórias que eu já vi em um filme. Criativo, inesperado, horrível, perturbador, com uma fotografia intensa, uma direção inteligente e um desenrolar surpreendente, e é claro, aquele ar de "não é pra todo mundo", não deu outra. Virou cult.

Aí é que está o pepino. Um filme bem original, que inclui o primeiro assassinato a dentadas de uma lula por um ser humano filmado na história do cinema, não precisa ser refeito. Eu poderia entrar nos méritos de "Ah, se fosse para ser refeito, que fosse refeito por diretor tal" não não não. Não tem que ser refeito.

Os americanos observam o cinema internacional atrás de coisas para adaptarem quando falta idéias. E para que essas histórias sejam conhecidas pelo público americano comum, o "povo burro". Para que eles vejam tudo em inglês, sem o problema de ter que gastar um neurônio a mais lendo legendas.

Um ultraje ver um filme coreano, de fato.

Agora me expliquem essa notícia, que você lê em inglês aqui: http://www.aintitcool.com/node/39005.

Steven Spielberg está pensando em dirigir e Will Smith está pensando em estrelar... Para entender o motivo de eu ter feito um post sobre isso, assista Oldboy agora, depois volte aqui.

Olha que eu vou falar levemente sobre spoilers hein.

Bom, agora que você já viu Oldboy, você entende, não entende? Você sabe porque o Spielberg, mesmo sendo um dos maiores gênios do cinema, conseguindo fazer até o Tom Cruise atuar com genuinidade, visionário por trás de E.T., Jurassic Park, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Indiana Jones, etc, não tem nada a ver com Oldboy. Se o Spielberg quisesse algo completamente fora do comum, ele teria ido a um fora do comum muito mais comum. Você sabe disso, porque para o Spielberg, O Terminal é sair do comum. Agora, vingança desalmada, traumas sexuais, auto-mutilação e incesto é incomum "Tarantino".

Ou seja, ele e seus produtores vão acabar com o filme original. Vão "castrá-lo". Vão podar toda sua imponência, todo o seu fator perturbador, e vão enlatar e vender pro público americano.

E quando não pode ficar pior, o Will Smith ainda pode fazer o papel principal. Não que ele não seja talentoso, ou muito bom. Mas se você não entende porque eu abomino a idéia de Will Smith interpretar o protagonista de Oldboy, você não viu Oldboy ainda, e está lendo demais.

(Nota: Percebeu uma homenagem aos games no Oldboy? A cena do Martelo. Fantástica referência a milhões de side-scroolers por aí.)

Nenhum comentário: