sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Batman Experience 2 - ARG

ARG significa Alternative Reality Game. Uma ação de marketing na forma de um tipo inteligente de gincana, caça ao tesouro, RPG ou alguma coisa que envolva correr por aí.

Para o lançamento do Batman - O Cavaleiro das Trevas, os divulgadores decidiram criar vários desses, em vários lugares do mundo. E eu tive a chance de ir no que aconteceu em São Paulo.

O site Omelete fez uma captura de vídeo da coisa toda, na qual até eu apareço, explicando um resumo de como foi a brincadeira.

Através do site, o Coringa teria dito para cerca de 300 palhaços estarem no vão do Masp as 21:30 de uma segunda-feira. No horário certo, já haviam 500 pessoas, a maioria devidamente fantasiada, quando o site mudou, dando instruções de pistas. Tinhamos que sair por aí conseguindo 3 números: o número de janelas do Masp, quantos aparelhos de ar condicionado haviam num prédio, etc. Com os números, abriríamos um cofre no site. Esse cofre nos falava para onde teríamos que ir...

O vídeo explica melhor.



Marketing transformado em pure entretenimento. Isso é inteligente, é bacana, é memorável. E é brutalmente simples, não? Toma como base simplesmente a neura dos fãs, criando um efeito cíclico.

Notas:

- O povo nerd é um povo muito engraçado. Em sua maioria, são completos bobalhões, e todos admitem. Eu também admito! Alegres, descontraídos, sem parar de soltar piadas, cada uma das 500 pessoas estava lá pra se divertir. Sem machucar ninguém, sem precisar apelar pra baixaria, sem nada disso. São completamente confiáveis, e muitas vezes até inocentes (num determinado momento, alguém precisava de uma tradução do site, então me passaram um celular para que eu falasse com alguém na frente de um computador... Você emprestaria um celular para um COMPLETO ESTRANHO?)

- Eles também não tem vergonha. Olha só esse cara do meu lado! 70% deles estavam assim, OU AINDA MAIS PRODUZIDOS.

- Só ficou faltando o site em português. Demoraram pra caramba para terminar o jogo, por causa de erros de interpretação.

- Se, numa multidão, um sai correndo para um lado, a multidão sai também. Alguém sabe se isso é tese de algum antropólogo ou filósofo, e se isso tem nome? Tipo "Ai Meu Deus, Eu Vou Pra Lá Também!"

(Agradecimentos à Simone Garcia por correções)

3 comentários:

Laerte disse...

Afinal o q o sujeito ganhou no final? no video naum deu pr ave rmuito bem..e ele " compratilhou " com todos tum tum ts tum ts haha abraço mais uma vez flw até logo..
fuii

sarah disse...

HAEHAEUHAEUHAEUHEAUHAEUHAE
Excelente atuação de nerds à caça do coringa... Eu teria ido SE VOCÊ NÃO SE ESQUECESSE DE ME LEMBRAR... ¬¬ Mas parece que foi bem bacana, marketing brilhante.

;*

Grilo disse...

Acho que isso se chama "inconsciente coletivo", e vem de teorias junguianas e blá blá blá. Ou pelo menos eu conheço assim.

Cara, minha curiosidade quanto aos ARG está no planejamento deles. Que caralho será que eles pensam para montar um ARG? Já pensou no número de etapas de divulgação envolvidas para o projeto não ser um total fracasso? Ou acha que é fácil assim penetrar numa rede social sem parecer spammer, criar uma comunidade no orkut e, do dia pra noite, ter um monte de participante, fazer as pessoas estarem lá e conferirem o site com as dicas tudo ao mesmo tempo?

Ou é foda mesmo, ou eu sou um retrógrado e devo me aposentar.