sábado, 14 de março de 2015

THE WALL



Existem duas pessoas na minha frente. Elas conversam sem parar. Exaltam-se sem parar. Sem motivo algum também. Uma fala em vermelho. A outra fala em azul.

Eu moro num país que está dividido. Você deve conhecer esse país porque ele é mundialmente lembrado por futebol, corrupção e a exploração da mulher. Brasil, onde a desigualdade só se iguala ao quanto as pessoas curtem não resolver a vida.

Esse país tem uma presidente. Dilma. Que é apoiada por uma faixa da sociedade que acha que ela é de esquerda. Ela sofre oposição de uma faixa da sociedade que acha que ela é o demônio. E ela não é o demônio. Nem é de esquerda. Ela só...

Ah mas ela é o demônio sim. É uma pata fendida de bode que só. Uma canela de tabóca, o capa verde em pessoa.

Não é um pouco extremo comparar um ser humano ao príncipe das trevas?

Mas ela não é um ser humano. Ela é um monstro. Ela enterrou o país em corrupção e é responsável por tudo o que há de errado nele.

Ela sozinha?

Não, ela e o partido/quadrilha dela.

Ih ó, olha o coxinha falando. Leu aonde isso tudo, na Veja?

Li no dia a dia do meu país. Eu que sou cidadão de bem trabalhador. Diferente de você que vive de bolsa-alguma coisa.


Calma aí. O cara não é porque discorda de você que automaticamente vive de bolsa-alguma coisa. Viver de bolsa-alguma coisa nem sempre é algo ruim. Se é o que impede ele de...

Eu vivo como eu quero. Com bolsa ou sem bolsa. Sou livre da mídia golpista, seu elitista reacionário nojento.

Peraí, o cara agora é elitista porque ele discorda de você? Ou porque achou que você vive de bolsa-alguma coisa?

Eu não sou elitista. Eu vivo com o pouco que o meu trabalho me provê. E não sou alienado de acreditar nas lorotas da presidente.

A Presidenta não conta lorota. Tudo o que ela fala é verdade. E ela é linda. Ela é um símbolo de liberdade.

Wow calma aí. A Dilma agora é isenta de corrupção? E ela é linda?!?

É, ela é linda. E ela deu o sangue pelo Brasil. Pode-se ver nos olhos dela a nobreza dela.

Hã?

Você se orgulha de uma terrorista.

E você, que votou num viciado que bate em mulher.

Peraí gente...

Esse viciado, se é que é viciado, governaria muito melhor que essa anta. Dia 15 vamos lá tirar ela do poder.

Peraí, para tudo. Ninguém vai tirar ninguém de nenhum lugar.

Exatamente. Ela foi eleita legitimamente.

É, foi mesmo.

Foi eleita pela maioria do Brasil.

É. É... Não... A maioria do Brasil ou votou no... Uh... Viciado... Ou não foi às urnas.

Azar deles. E desse reacionário aí. Deve ser racista também.

Calma aí, como é que o cara é racista? Só porque votou diferente de você?

Elitista é tudo racista, companheiro. Odeiam os pobres e os negros e os gays e os...

Companheiro é a senhora sua avó, Deus a tenha.

Ela foi eleita numa eleição manipulada.

Manipulada pela... Propaganda, que é legalizada?

Legalizada, mas anti-ética. O ladrão-mor deles comparava os adversários aos nazistas. E todo mundo aplaudia.

É. Comparar ao nazismo é um pouco de ignorância mesmo. Mas... Eleição é eleição. Chama-se democracia.

DEMO – cracia, só se for. Ainda mais com as urnas hackeadas.

Calma aí. É fraude ou é propaganda? Vocês não podem mudar de argumento a cada 3 segundos.

Vê a fraqueza? Não tem argumento, só tem artimanha.

Artimanhas como mudar leis para não ser pega em crime de responsabilidade, ou nomear amiguinhos para julgar os próprios crimes?

Ninguém provou nada contra a presidenta.

Presidente. Se ela governa o Brasil, ela não é Governanta. Ou é?

Não provaram nada contra ela.

Claro que provaram. Você leu que ela é inocente aonde, na Carta Capital?

Eu não vejo lógica em ler nenhuma das revistas mencionadas, pelo menos para usar argumentos. Vocês não acham nenhuma delas meio... Tendenciosa?

Como, tendenciosa? A Veja sim, ela é...

Todo mundo sempre vai passar fatos por um filtro grosseiramente específico antes de imprimir qualquer coisa. Eu sou publicitário. E cineasta. Confie em mim.

O fato é que dia 15 vamos tirar ela do poder.

Não provaram nada contra ela. Nem acusaram ela ainda de nada.

Ora, não podemos ser crianças e ignorar...

E ignorar que tem que ter um processo legítimo, e que presidência não é o Campeonato Carioca?

Mas é óbvio que ela...

Olha, me parece óbvio que ela reticências. Só que parecer reticências é diferente de ter cada um dos três malditos pontos analisados. Você tem noção de quem vai entrar no lugar dela se isso for pra frente?

É, não vai ser o Aécio não, seu mentecapto.

Não, vai ser um cara cuja melhor coisa que se fala dele é que até os parceiros políticos tem medo dele.

Mas é melhor do que ter essa corja. Esse partido maldito.

Você pode achar que o partido é maldito. Ele deve ser mesmo. Mas ele foi eleito. E tem que cumprir mandato.

Não adianta vir com pedido de Impeachment só porque perdeu.

... Como vocês fizeram também lá atrás...?

Aquela era uma outra época.

Ah claro.

Você tem que vir pra rua no dia 13. 13. Número lindo. Número da verdade.

Pra quê? Os seus políticos defendendo a Petrobrás tem o mesmo impacto moral do Conde Drácula defendendo um banco de sangue. Eu vou ficar em casa.

Você deve ser um reaça também. Reaças não passarão.

Nem passarinhos. Só por que eu não concordo com você?

... É. Nem com o meu time.

E como é que você não concorda com o meu time também?

Ei, diz o seguinte. Porque vocês não defendem planos e idéias ao invés de se ofenderem por causa de times? Nenhum dos dois lados é perfeito. Nenhum dos dois lados tem a ficha irrepreensível.

O FHC é um anjo.

E eu sou o Artista Anteriormente Conhecido como Prince. E vocês continuam defendendo suas posições bem mais do que suas idéias. Não vou nem falar sobre como todo mundo votou para deputados. Vocês tem noção do que um deputado faz? Tem gente lá defendendo um dia do Orgulho Hétero. E eu sinto vontade de desistir da vida. Um bando de gente sem solução nenhuma para o que foram contratados para fazer.  Vocês tem alguma solução?

A Dilma Linda tem soluções que estão funcionando.

As soluções da Dilma se resumiram a roubar o plano econômico do adversário e aplaudir a si mesma. Ela propôs um diálogo com o ISIS.

Ela fez isso porque os EUA ignoraram a ONU.

Ignorar a ONU é errado, mas propor um diálogo com uma galera que está fatiando crianças por diversão é desconcertante. A Dilma fez um monte de burrada. Não acho ela minimamente competente. Mas ela foi eleita. E deve sair só se cometeu um crime. Tem que se cumprir a lei. E o povo tem que votar melhor. Isso é democracia. Diferente da ditadura.

Na ditadura tudo era melhor.

Na ditadura o governo mandava matar gente inocente.

E se não fossem pelos nossos heróis, nós não estaríamos aqui. E essa ditadura continuaria.

A ditadura não terminou por causa disso. E vá procurar quem eram todos esses “heróis”. Sabia que tem alguns deles presos hoje por corrupção política e...

Mas estão sendo libertos em nome da justiça.

Em nome da camaradagem entre ladrões. Dia 15 temos que estar todos lá. Você vai?

Se fosse um protesto contra a corrupção, até pensaria em ir. Mas agora, parece muito que vai ser um protesto a favor de um Impeachment, cujas evidências nem saíram do forno ainda. Não. Eu não vou.

Você não vai nem no dia 13, nem no dia 15? Você não pode ficar em cima do muro.

Exatamente. Você tem que tomar uma posição. Você não pode ficar em cima do muro.

Não posso?

Como assim eu não posso?

Um lado mistura o discurso político com ódio enraizado na boa e velha discordância política, aumentada pela grande mídia seletiva. O outro mistura o discurso político com uma alienação zumbizóide idólatra, aumentada pela pequena mídia seletiva. Não me vejo como totalmente imparcial. Mas, nestes dias de passeatas em defesa ou de corrupção inocentada ou de tapetão antidemocrático, eu sinto falta é das pessoas, de ambos os lados, que sabem conversar.

As pessoas humildes e que realmente se interessam mais em mudança e menos em poder precisam acordar e falar contra essa polarização inútil ao invés de a favor de si mesmos. Parem de adorar o próprio umbigo. Ambos os lados se masturbam com a percepção de que são supremamente inteligentes. Do que adianta inteligência quando só sobrarem cinzas?

Ficar em cima deste muro?  E como não? Há idiotas dos dois lados. O muro é o que me sobra. O muro é o meu reino. Planto aqui minha bandeira e garanto um camarote para assistir o apocalipse. Espero que não seja tarde demais quando acabar.

“Não importa droga nenhuma, porque daqui a trinta anos as bombas nucleares vão voar que nem besouros... E aí o Ozzy aqui será o homem mais inteligente das cinzas”.

Comediante – Watchmen, Alan Moore e Dave Gibbons. 

Nenhum comentário: