quinta-feira, 3 de junho de 2010

Chosenday 2010


Eu tenho muitos nomes. E o primeiro deles é Silas.


E hoje é o início do meu vigésimo quinto ano de vida.


Um quarto de século passou desde que eu respirei pela primeira vez. Desde que abri os olhos e deixei de fazer a menor idéia do que eram aquelas coisas se mexendo.


A minha memória mais antiga, lembrava eu hoje junto com o meu amigo – hóspede – parceiro no crime Brunno, é estar num sofá enrolado num cobertor assistindo Batman, do Adam West, na SBT, pensando “hoje eu tenho 3 anos de vida”. Eu tenho plena certeza de que eu não pensava em nada além do meu dia. Além do Batman de manhã. O futuro não era nada pra mim, era um conceito tão presente quanto política, arte, física quântica ou o amor verdadeiro.


Da minha memória mais antiga à minha memória mais recente, (abrir o editor de texto e deixar Mumford and Sons tocando no Winamp), essa foi a percepção que eu mais senti mudar.


Minhas concepções mais grandiosas sobre a vida, o universo e tudo mais nunca foram completamente modificadas por um “trauma” ou um livro, ou o final de Lost. Deus, família, amizades, o funcionamento de aparelhos eletrônicos, a teoria das cores, essas coisas só foram ficando mais claras e mais presentes na minha cabeça, a partir do momento que eu aprendi que eu conseguia escolher o que ficava dentro dela e o que eu jogava fora. Mas o futuro, isso virou um monstro. Cada dia que passou, o “amanhã” tornou-se mais pesado e mais denso dentro da mente. Mais chamativo, requisitando mais “processamento”.


O futuro ainda é um mistério. Os sonhos que fui cultivando enquanto caminhava por sobre a terra são sonhos enevoados e oblíquos, que só começaram a dar sinais de possibilidade recentemente. Ninguém pode se proteger do futuro. O amanhã pertencerá a nós quando não for mais amanhã, quando for simplesmente uma surpresa da qual não poderemos fugir.


Já dizia alguém. É inevitável. A um segundo por segundo, o futuro vem. E eu gostaria tanto de poder impedi-lo, mas não posso.

Alguém me disse que eu sou otimista, e eu respondi que já me chamaram de coisas piores. O futuro pode me deixar desconcertado, mas eu aprendi outra coisa nesses 25 anos. Aprendi que eu vou lidar com isso.

Aprendi que o futuro vai trazer o seu pior, e eu vou responder à altura. Eu simplesmente não terei escolha. Sempre temos que improvisar, todo santo dia, brincar de Stand Up Dramedy e fazer o melhor que podemos. E o melhor que podemos sempre é o suficiente. Porque se o Destino vai me mandar chuva, eu não devo me aborrecer. Se fosse para isso, eu não precisaria carregar meu guarda-chuva.


Eu não sei o que eu estou destinado a fazer. Não sendo sozinho, não sendo longe dos meus amigos, que são as riquezas que colhi durante minha caminhada, minha improvisação será muito mais fácil. Esse é o meu desejo, meu presente de aniversário que o Universo faria muito bem a me ceder. Meus sonhos e meus amigos, meu destino, e mais nada. Tudo o que sempre quis foi melhorar a vida de quem estava à minha volta. Se tive sucesso nisso até hoje, eu não posso dizer.


Me chamam de Silas “Chosen” Carrança Bailão. Chosen significa “escolhido”, alcunha que incorporei no meio das andadas, um pouco por causa disso. O futuro está vindo para que eu o drible, o aceite, o aproveite. Eu fui escolhido para esse futuro. E eu vou construir meu caminho até ele, e meus sonhos serão a argamassa dessa construção.


Pode vir futuro. Não estou pronto. Mas ninguém nunca está.


3 comentários:

Mari Lacanna disse...

Hahahahahahahahahaha que lindinho o pequeno Silinhas!

Camila Shoji disse...

Li seu post bem atrasada, mas adorei!
Silas, vc é uma pessoa MUITO especial! E posso te dizer uma coisa, vc melhorou (e continua melhorando), SIM, a vida de TODOS os que estão à sua volta, e assim será enquanto você se permitir ser usado pelo nosso Deus maravilhoso! Você é um instrumento dEle para tocar e alegrar a vida de todos os sortudos que podem se considerar seus amigos.
Você é um homem de Deus e eu te admiro muito por isso! Ele vai te honrar por ser um servo bom e fiel, pode ter certeza!
Amo poder te chamar de amigo e irmão, amo poder compartilhar com vc minhas ideias, meus problemas e alegrias e sempre receber feedbacks e conselhos sábios.
TE AMO! Vc é demais!!!

_ disse...

É..me vi no seu texto.