sábado, 14 de fevereiro de 2009

John Adams, Heróis e Lula, o Filho da...


Foi uma bela campanha publicitária, uma bela entrada de governo e um belo discurso inaugural o desse Barack Obama.

Mas me chamou a atenção, acima de tudo, a maneira como os americanos como um povo reverenciam a figura do presidente, e idolatram sua Constituição acima de tudo, como se tivesse sido escrita por Deus.

A comparação com o equivalente do meu país é inevitável. Olhe só para a figura do nosso presidente. Não especificamente o suíno que governa hoje, mas para quem o presidente é para a população.

Ninguém respeita ninguém aqui. Ninguém tem um mínimo de admiração pela personalidade eleita pela maioria do povo como líder, guia, representante e voz perante o mundo.

Claro que ai há um parêntese de dois lados. Do lado americano, há pessoas levam ao extremo a infalibilidade presidencial. Lembro-me de uma conversa que tive com uma americana cristã e orgulhosamente republicana que chamava George W. Bush de seu irmão em Cristo, e virou o Hulk quando eu perguntei "E o que você acha do Michael Moore?". Do lado brasileiro temos uma sucessão de presidentes, líderes e políticos sujos e egoístas, sedentos de poder.

(daí você pergunta: e nos EUA não tem isso? É claro que tem. Só que lá a justiça funciona melhor, já que podemos ver o impeachment de Richard Nixon por muito menos do que o circo do Lula fez aqui...)

O brasileiro comum não tem idéia de como a política funciona. Vive no ostracismo intelectual e só sabe que "quem tá lá em cima não é confiável e quer dinheiro", ignorando o fato de que foi quem o colocou lá.

Ao ver o discurso de Obama, não pude deixar de pensar na nossa constituição. Ela que foi criada a partir do interesse de uma galera que até hoje, até esse dia, ainda se mantém nos altos escalões do poder.

Recentemente passou na HBO uma bela minissérie que contava a história de John Adams.



John Adams foi um dos patriarcas da independência americana. Foi ele, segundo a minissérie, que ordenou a Thomas Jefferson que escrevesse o primeiro rascunho da Constituição americana, aquela que é roubada pelo Nicholas Cage. E ficou surpreso ao encontrar não uma declaração de independência, mas uma defesa para todo ser humano em sua condição, abaixo de Deus, como ser humano.

Jefferson, Adams, Benjamin Franklin eram homens marcados para morrer pela coroa Britânica (posto já ocupado por Guy Fawkes e Jack Sparrow!). Eles estavam traindo a Inglaterra pelo que acreditavam ser o futuro de seus filhos. Eles sangraram por isso. Então não é de estranhar que são vistos como heróis.

Eu não quero saber se o Benjamin Franklin era louco ou se Thomas Jefferson fazia orgias com suas escravas regadas a ópio. Esses homens, não importando seus defeitos, fizeram algo grandioso. Eles se tornaram um símbolo. O que esses homens se tornaram ultrapassou suas vidas, e até mesmo seus atos. Como disse um certo milionário uma vez, um símbolo é incorruptível. Você não pode confiar num homem, mas num símbolo você pode. Porque é algo eterno, é algo imutável.

A constituição americana traz isso. Todas as emendas, todos os parágrafos. Estão lá porque são o melhor para o povo, e o povo sabe disso. A maioria do nosso povo nem sabe soletrar a palavra "constituição".

É uma triste comparação ver nosso povo não fazer nada para impedir essa subnutrição. O nada só produz mais nada. E nada é o que será o povo do qual nossos filhos farão parte caso não hajam líderes que queiram fazer mais do que ter. Que se importem realmente com progresso. Cada novo mokujin maleável que chega no poder só quer fazer o mesmo dos anteriores: empregar os amigos e aumentar sua conta bancária. E isso é um retrato do povo brasileiro. Isso reflete o que o povo em sua totalidade é. Um povo de pensamento simples: aqui e agora, juntar, pilhar e arrotar.
Não importa o que digam, o presidente atual é esse tipo de pessoa. Não fez nada até agora para provar o contrário. Acessorado por uma quadrilha com o mesmo pensamento, ele não é um símbolo. Eles não são os símbolos que o país precisa. E infelizmente, não há no horizonte ninguém que seja.

Nossa independência foi planejada e executada por gente do mesmo tipo. Fazer agora o que é melhor pra mim. Ou você realmente acha que o verde e amarelo simboliza florestas e ouro?

O pão e circo precisa morrer. Nossos filhos precisam de símbolos.

Um comentário:

Gustavo Earlier disse...

interessante mesmo... hehe adorei a citação do morcegão, taí uma boa maneira de pensar sobre os problemas sociais atuais e pensar sobre o futuro como Jefferson, Adams e Franklin: assista Batman
XD uiaehuiehiuhaeui