terça-feira, 18 de novembro de 2008

Viradinha

Não comentem o nome do post, ok? Não comentem.

Viradinha é o mascote da Virada Esportiva, evento esportivo da Prefeitura de São Paulo que juntou mais de 2 milhões de pessoas em vários locais, todos suando a camisa.

Acontece que, como mencionado, a minha agência do coração, a Agência Ix, organizou o evento e desenvolveu a comunicação, e eu estava no meio dos vetores e dos pixels disso tudo.

E como a minha primeira profissão demanda, desenhei um dos mascotes usados.

Eu só estou postando aqui para mostrar pra você, meramente interessado na minha carreira artística, ou investidor potencial que adora arriscar altos galões de dólares e não se importa nem um pouco em perdê-los em jovens talentos, que a imagem do meu desenho foi parar nas páginas do Caderno Infantil do Estadão, no dia 15 de novembro de 2008.

Até tirei uma foto!


TEM UM DESENHO MEU NA MESMA LÂMINA QUE UMA HQ DA TURMA DA MÔNICA!

Yeah!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

VIRADA ESPORTIVA!



Link do site de notícias da Globo falando sobre o evento desse final de semana.

Aquele logotipo gigante ali no fundo?

Fui eu que fiz!

E a gestão, planejamento, criação e arte, foi tudo criado pela equipe extraordinária da Agência Ix, onde eu trabalhava.

Pare de ser um tremendo bunda-mole sedentário e vá a algum dos locais de atividade neste sábado e neste domingo e faça algo diferente, junto com outras 2 milhões de pessoas.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Up!



Qual o problema da Pixar? O que ela tem de errado?

Como é que qualquer trailerzinho de um minuto carrega uma força artística, humorística e até emocional? Eles não tem uma computação gráfica hiper-realista, não tem premissas shakespearianas, mas caramba, esse trailer acima não é simples, mas muito instigante? Eu ainda lembro do primeiro trailer do Wall-E, que até hoje me dá arrepios.



Up! conta a história de um velho rabugento que decide sair numa viagem fantástica. É tudo o que se sabe, e já dá pra animar. Poxa, "Robôzinho emotivo que limpa o lixo da Terra encontra amiguinha" e "Ratinho falante quer ser cozinheiro" são premissas muito bobinhas e infantis, mas quem diz que elas não são de dois filmes fabulosos?

São Paulo by night


Infelizmente foi tarde demais que eu descobri como eu gosto de teatro.

E foi graças à minha querida amiga Tatiane Prado que eu comecei a visitar as apresentações da Oficina dos Menestréis. Grupo criado por Deto Montenegro (irmao de Oswaldo Montenegro) e Candé Brandão, que ensina e exercita teatro e música para uma montanha de pessoas todos os anos. E nada melhor para concluir um curso de teatro do que organizar uma peça.

Essa compania de teatro nunca deixou de me impressionar. A Tatiane sempre fez uma propaganda absurda, de maneira que a primeira vez que eu entrei lá eu esperava o Coliseu, e encontrei um espaço tímido, com uma decoração esquisita e com atores amadores. Naquela ocasião sentei me perguntando "Onde eu vim me meter". Ao final do espetáculo eu estava travado. Não sabia que as pessoas transmitiam mensagens, arte, música, protesto e dança daquela forma. Foi quando descobri que amava teatro.

Eu já fui assistir "A Mansão de Miss Jane", que é muito legal pra caramba, "A Sétima Arte", que é muito legal, "Lendas e Tribos", que é legal, e agora assisti a jóia da coroa de Saruman, "Noturno".

Uma peça que fala basicamente da noite em São Paulo. De todas as belezas, todos os medos, todos os sentimentos que o dia traz e a noite leva, ou vice-versa.

Fala disso através de uma belíssima poesia visual, de músicas originais e clássicas, hora colocada em playback, hora tocada pela banda fenomenal, presente lá.

Genial uso de palco, de interação com público, e de uso de luz e sombras. É um teatro simples, com produção simples, espaço simples, tudo simples. Por causa disso, a criatividade precisa ser ainda maior. Vemos isso em filmes, e eu acho fantástico averiguar isso numa arte em carne e osso. Traz uma mensagem bonita, de entendimento do que a noite traz, e do que leva embora, e de como todas as nossas vidas são prisioneiras da rotina, do comodistmo, e do que a noite naturalmente faz para nos libertar.

Farei um parêntese aqui para falar de um dos atores. Paulinho Dias tem um problema na sua perna direita, o que impede seus movimentos sem a ajuda de duas enormes muletas. E eu já vi umas 3 peças nas quais o Paulinho participou, nunca deixando de roubar a cena completamente. Cantando bem pra caramba num estilo Rock'n Roll tremendamente bem vindo, ele não só é engraçado, mas ele tem uma atuação física impressionante. O cara é um ninja, simplesmente assim. Ele some de um lado do teatro e aparece no outro num piscar de olhos. Pessoas com muletas não se movem assim. Atletas olímpicos se movimentam assim, mas não em silêncio.

Noturno, no teatro Dias Gomes, (Rua Domingos de Morais, nº 348), nos dias 18, 24 e 25 de novembro ás 21 horas. Vão assistir. Aprendam o que é um trabalho de paixão com alta qualidade, divirtam-se, inspirem-se.

Eu tenho medo de ver...

As criaturas da noite...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Spielberg quer refilmar Oldboy. Com Will Smith. Hã?

Você já viu Oldboy?



Dirigido por Chan-wook Park, faz parte da famada "Trilogia da Vingança", três filmes desse diretor coreano que falam basicamente de vingança. Pura, brutal, inimaginável.

É o único dos três que eu vi, e o mais famoso deles, já que ganhou prêmios pelo mundo afora e tem uma ou outra cena que o tornaram célebre. A atuação notável de Min-sik Choi carrega o filme com uma energia desnatural, interpretando um homem simples com uma vida simples que simplesmente acaba aprisionado por 12 anos num apartamento sem explicação nenhuma. Quando sai, parte para conseguir vingança e descobrir quem fez isso com ele, não necessariamente nessa ordem.

O que desenrola é uma das mais doentias histórias que eu já vi em um filme. Criativo, inesperado, horrível, perturbador, com uma fotografia intensa, uma direção inteligente e um desenrolar surpreendente, e é claro, aquele ar de "não é pra todo mundo", não deu outra. Virou cult.

Aí é que está o pepino. Um filme bem original, que inclui o primeiro assassinato a dentadas de uma lula por um ser humano filmado na história do cinema, não precisa ser refeito. Eu poderia entrar nos méritos de "Ah, se fosse para ser refeito, que fosse refeito por diretor tal" não não não. Não tem que ser refeito.

Os americanos observam o cinema internacional atrás de coisas para adaptarem quando falta idéias. E para que essas histórias sejam conhecidas pelo público americano comum, o "povo burro". Para que eles vejam tudo em inglês, sem o problema de ter que gastar um neurônio a mais lendo legendas.

Um ultraje ver um filme coreano, de fato.

Agora me expliquem essa notícia, que você lê em inglês aqui: http://www.aintitcool.com/node/39005.

Steven Spielberg está pensando em dirigir e Will Smith está pensando em estrelar... Para entender o motivo de eu ter feito um post sobre isso, assista Oldboy agora, depois volte aqui.

Olha que eu vou falar levemente sobre spoilers hein.

Bom, agora que você já viu Oldboy, você entende, não entende? Você sabe porque o Spielberg, mesmo sendo um dos maiores gênios do cinema, conseguindo fazer até o Tom Cruise atuar com genuinidade, visionário por trás de E.T., Jurassic Park, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Indiana Jones, etc, não tem nada a ver com Oldboy. Se o Spielberg quisesse algo completamente fora do comum, ele teria ido a um fora do comum muito mais comum. Você sabe disso, porque para o Spielberg, O Terminal é sair do comum. Agora, vingança desalmada, traumas sexuais, auto-mutilação e incesto é incomum "Tarantino".

Ou seja, ele e seus produtores vão acabar com o filme original. Vão "castrá-lo". Vão podar toda sua imponência, todo o seu fator perturbador, e vão enlatar e vender pro público americano.

E quando não pode ficar pior, o Will Smith ainda pode fazer o papel principal. Não que ele não seja talentoso, ou muito bom. Mas se você não entende porque eu abomino a idéia de Will Smith interpretar o protagonista de Oldboy, você não viu Oldboy ainda, e está lendo demais.

(Nota: Percebeu uma homenagem aos games no Oldboy? A cena do Martelo. Fantástica referência a milhões de side-scroolers por aí.)

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Flawless Victory



Barack Hussein Obama venceu a eleição para presidência americana.

Primeiro presidente negro que os EUA elegem.

Depois de uma campanha fantástica, apoiando-se na idéia principal de "mudança", Obama vence o adversário John McCain, um herói de guerra que estava muito manchado pela imagem do pior presidente a história americana, Nosso Querido Companheiro George W. Bush.

Tem gente que acha que o Obama é terrorista. Porque muitos americanos são fanáticos e acreditam em qualquer coisa que lêem. Tem gente que acha que ele é um louco, que tem contatos com a Al-Queada, que é um duas-caras.

No final, esse é o presidente. E mudanças virão. O país mais racista do mundo elegeu um negro, o país em mais pé de guerra do mundo elegeu um democrata.

Obama não poderá, por exemplo, tirar as tropas do Iraque como prometeu sem devastar o povo e a parca estrutura. E ele tem uma crise gigantesca pela frente para tratar. Que Deus o ajude. Ele está com o mundo na mão. Aqueles botõezinhos vermelhos na mesa do salão oval ainda funcionam...

Fiquem com duas partes da mega-campanha de Obama que eu achei fabulosas.

A primeira é uma sátira do lendário anúncio da Budweiser.



A segunda é uma sequência de artes conceituais feitas por diversos designers com base na imagem de Obama e em seus discursos. Clique no Ablackham Lincoln para acessar.